domingo, 13 de dezembro de 2009

Realização de uma pesquisa sobre uma experiência de trabalho por projeto

Realização de uma pesquisa sobre uma experiência de trabalho por projeto
Atualmente ouve-se falar de contextos escolares, da importância do trabalho por projetos. Diretores de escolas freqüentemente se orgulham do fato de que em suas escolas só se trabalha por projetos. Coordenadores pedagógicos às vezes destacam o fato de que em suas escolas há projetos que vêm sendo desenvolvidos há anos. A metodologia de projetos busca revisar a organização do currículo por disciplinas e o modo de situá-lo no tempo e no espaço da escola. No entanto, o projeto com objetivo mal definido tem ampla chance de fracasso. Não sabendo onde se deve chegar, não se chega a lugar nenhum. Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar.


Projeto

Ensino Fundamental – 4º e 5º ano
Tema: “Construindo cidades”
Conteúdo curricular: Zona Urbana e Zona Rural
Número de alunos: aproximadamente 10 a 20 alunos
Professores: Professor do Laboratório e o Regente
Tecnologia utilizada: softwares educativos, Microsoft Word, Internet, computador, data show...
Duração: aproximadamente 2 aulas
Objetivos: Entender como uma cidade se desenvolve e se organiza e a diferença da zona urbana e da zona rural, estudando seus aspectos ecológicos, geográficos, sociais, econômicos e políticos, através de simulação por computador.

Descrição do projeto:
A 1ª aula foi destinada a ensinar noções do software.
Utilizamos o projetor (data show) como ferramenta auxiliar, construindo uma cidade e mostrando no telão os recursos do programa, comparando as diferenças.
Em seguida transcrever um roteiro, para orientar os passos na construção da cidade:
Construção de quarteirões
Usinas hidrelétricas
Fios de tensão
Bombas de água
Encanamento subterrâneo
Construção de prédios e casas
Escolas e faculdade
Lojas e shoppings
Fábricas e indústrias
Hospitais, departamento policial e bombeiros.
Durante a construção da cidade, pedimos que os estudantes (divididos em duplas) não "dessem vida" à cidade (opção "Velocidade de crescimento"), de modo que eles pudessem preparar toda a infra-estrutura necessária aos cidadãos.
Avaliação
A avaliação do projeto se deu processualmente. O professor de Informática e a professora da turma observaram os estudantes durante a produção dos trabalhos, interferindo sempre que necessário. Foram levados em conta os seguintes itens:
Atenção;
Participação;
Iniciativa;
Socialização;
Disciplina.
Os produtos finais (as cidades construídas e o relatório) foram conseqüência de todo o processo desenvolvido e, portanto, não foram considerados como único instrumento de avaliação.


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