domingo, 13 de dezembro de 2009

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
O currículo pode ser pensado como processo, como historicidade, como movimento, como produção participada. Embora possamos projetar o seu fim, não podemos saber antecipadamente se ele será alcançado. O currículo é percurso de busca que deve ser sempre questionado e reavaliado. Para que e para quem serve mesmo esse currículo?
O currículo é um documento que reflete tudo aquilo que será passado aos alunos no período de aprendizagem, no Brasil é utilizado o currículo único nacional que sugere a forma que os educadores devem trabalhar cada matéria específico, muitas pessoas reclamam que este currículo não é seguido e que não chegam as salas de aulas por que a diversidade cultural, social e política de cada local se tornam barreira, no entanto, em vez de ser seguido á risca o currículo deveria adaptar o aprendizado conforme a região, ao público e as necessidades de cada local, enriquecendo o ensino com a utilização de outras tecnologias, não que essas novas tecnologias estejam voltadas somente ao computador, ou mundo informatizado.Tecnologia é tudo aquilo que utilizamos para enriquecer um ambiente, seja ele de estudo, trabalho ou diversão.
O currículo está diretamente ligado ao projeto político pedagógico da escola, a sua cultura, sua identidade que por sua vez envolve as intenções do educador, seu conhecimento a respeito dos conteúdos que pretende desenvolver, seus objetivos pedagógicos, o entendimento da realidade na qual atua, considerando as necessidades e expectativas de seus alunos, a estrutura escolar, entre outras coisas.
As contribuições tecnológicas ao desenvolvimento do currículo são de grande valia por que ajudam a desenvolver a potencialidade de algum projeto curricular voltado a novas tecnologias o que proporciona nova aprendizagem e uma transformação na escola e na sala de aula.
Isso pode ser identificado através dos registros digitais de suas produções e diálogos com os colegas, professores e das informações que trazem. Esses registros dão indícios da maneira de pensar, das expectativas, necessidades e potencial de aprender dos alunos que auxiliam a atuação do professor para que estabeleça um currículo que faça parte do universo de significados dos alunos.
As tecnologias contribuem na construção de uma via colaborativa, possibilitando a criação de uma rede eficaz de comunicação entre as escolas e com outros espaços extra-escolares, abrindo-as ao exterior. Assim, professores e alunos podem, não só, desenvolver interações satisfatórias entre si, mas também, cada escola e ou cada um de seus membros, estabelecerem relações plurais e colaborativas com outras escolas, com colegas, com peritos ou instituições diversas.
Para que as novas tecnologias sejam integradas ao desenvolvimento do currículo é preciso que seja montada uma estrutura onde a flexibilidade e a mudança estejam presentes, por que a educação e a tecnologia teriam de se relacionar para juntas alcançarem o objetivo em comum, o aprendizado globalizando os dois parâmetros.
Conforme Almeida (2002,pg50) “ o ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação problemática em uma situação desejada”, mas nem sempre esta ligada ao que o educador quer promover, primeiro tem que se fazer um estudo de todo âmbito educacional que será explorado, reflexão de como o projeto irá atingir e se irá proporcionar o conhecimento conforme o desejado, a reflexão e a análise e a base para a provável mudança do âmbito curricular.
Ao desenvolver projetos no âmbito do currículo, devemos ter em mente que a pedagogia de projetos favorece a interdisciplinaridade estabelecendo elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, tendo como único objetivo o do conhecimento em construção. Mas, o fato é que nem todos os conteúdos curriculares previstos para serem estudados numa determinada série/ nível de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto. Assim, existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para que os alunos possam aprender determinados conceitos.

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